Motores Elétricos da Industria e sua Relação com os Carros Elétricos
A Utilização de Motores elétricos na indústria, atende várias aplicações, em diferentes áreas da indústria, destacam-se os Acionamentos/Inversores e Motores Elétricos, amplamente utilizados em máquinas industriais como em CNC’s e, mais recentemente, aplicados em carros elétricos. Este artigo explora a relação entre Motores Elétricos aplicados na Indústrias de manufatura e Carros Elétricos.
1. Motores Elétricos
Motores elétricos são dispositivos eletromecânicos que convertem energia elétrica em energia mecânica, em máquinas CNC, motores são responsáveis por movimentar eixos da máquina, controlando a rotação e a posição, de ferramentas, conjuntos mecânicos e peças em resposta a sinais elétricos.
2. Acionamento de Motores
Os acionamentos ou inversores de frequência, tem como principal função modelar a frequência da corrente elétrica que alimenta um motor, resultando em uma mudança de rotação do motor, proporcionando controle dos motores, ou seja, controlar com precisão a velocidade e aceleração dos motores elétricos.
3. Carros Elétricos
O princípio de funcionamento dos carros elétricos, é bem simples, comparado aos motores de combustão. Eliminando muito componentes mecânicos e a explosão controlada dos combustíveis, o carro elétrico funciona graças ao eletromagnetismo, como nos motores elétricos aplicados na indústria. Nos carros eles são responsáveis pelo movimento das rodas e pela aceleração, garantindo uma direção precisa.
No contexto dos carros elétricos, os motores são parte integrante do sistema de acionamento elétrico, onde a eletrônica de potência regula a corrente e a tensão que alimenta o motor, garantindo controle total sobre o torque e a velocidade. Assim como feito pelos Acionamentos ou inversores de frequência na indústria.
4. Semelhanças e Diferenças Tecnológicas
As principais semelhanças entre essas aplicações são, Alta precisão, Eficiência energética e Principalmente o controle em malha fecha
Alta Precisão: Tanto na Industria quanto em carros elétricos, os motores elétricos devem garantir precisão milimétrica, seja na fabricação de peças ou no controle da direção e aceleração do veículo.
Eficiência Energética: Nos dois casos, o uso de Motores permite um melhor controle da energia consumida, já que esses motores consomem energia apenas quando necessário.
Controle em Malha Fechada: Ambos os sistemas utilizam realimentação para ajustar a posição e a velocidade, com base nos dados fornecidos por sensores como encoders, ou seja, o acionamento recebe a informação desses sensores em resposta a um comando.
Por outro lado, existem diferenças importantes:
Escala de Potência: Enquanto as máquinas industriais utilizam motores de alta precisão (servo motor), mas com menor demanda de potência, os carros elétricos exigem motores muito mais potentes para garantir o movimento do veículo.
Condições Operacionais: Nos automóveis, os motores precisam lidar com condições variadas, como diferentes temperaturas e superfícies, além de operar em longos períodos de tempo, enquanto os motores na industria geralmente operam em ambientes controlados.
5. Conclusão
A aplicação de motores elétricos na indústria e carros elétricos é um exemplo claro de como essa aplicação pode se adaptar a diferentes cenários, mantendo a precisão e eficiência. As tecnologias empregadas em ambos os contextos têm um potencial enorme para continuar evoluindo e trazendo inovações para a indústria de manufatura e automotiva.
Autoria: Henrique Assunção
Referências:
Blog Schneider Electric. “O que é um inversor de frequência e como escolher a melhor opção.” Disponível em: https://blog.se.com/br/automacao-industrial/2020/10/22/o-que-e-um-inversor-de-frequencia-e-como-escolher-a-melhor-opcao/. Acesso em: 19 de set. de 2024.
Canal LESICS, perfil de Sabin Mathew. Disponível em: linkedin.com/in/sabin-mathew. Acesso em: 19 de set. de 2024
Revista 4 Rodas. “Como funciona um carro elétrico e o que saber antes de ter um.” Disponível em: https://quatrorodas.abril.com.br/carros-eletricos/como-funciona-um-carro-eletrico-e-o-que-saber-antes-de-ter-um/. Acesso em: 19 de set. de 2024